{"id":5003,"date":"2020-11-02T08:00:40","date_gmt":"2020-11-02T11:00:40","guid":{"rendered":"http:\/\/agenciadecriacao.com.br\/?p=5003"},"modified":"2020-11-08T23:46:21","modified_gmt":"2020-11-09T02:46:21","slug":"aprenda-como-fazer-um-plano-de-marketing-para-midia-social-de-forma-simples-e-eficaz","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/aprenda-como-fazer-um-plano-de-marketing-para-midia-social-de-forma-simples-e-eficaz\/","title":{"rendered":"Aprenda como fazer um plano de marketing para m\u00eddia social de forma simples e eficaz."},"content":{"rendered":"

Aprenda como fazer um Plano de Marketing para M\u00eddia Social de forma simples e eficaz<\/h1>\n

Hoje em dia, ter audi\u00eancia e manter uma presen\u00e7a de uma marca nas m\u00eddias sociais n\u00e3o \u00e9 um trabalho muito f\u00e1cil. E ainda, com as constantes atualiza\u00e7\u00f5es de algoritmos, principalmente no Facebook, podem afetar o desempenho de uma campanha.<\/p>\n

As marcas geralmente t\u00eam muitas perguntas quando se trata de marketing para os consumidores em qualquer plataforma de conte\u00fado de terceiros.<\/p>\n

As m\u00eddias sociais podem ser particularmente intrigantes, pois as regras, oportunidades, audi\u00eancias e proposi\u00e7\u00f5es de valor variam muito de um canal para outro \u2013 e podem mudar de marcha bruscamente sem aviso pr\u00e9vio.<\/p>\n

Mas uma coisa que pode tornar suas decis\u00f5es mais simples \u00e9 estabelecer um plano \u2013 uma diretiva avan\u00e7ada de como sua marca pode e deve distribuir seus esfor\u00e7os de marketing de conte\u00fado em canais, como redes sociais, e o que voc\u00ea espera alcan\u00e7ar.<\/p>\n

Pense estrategicamente<\/strong><\/h2>\n

Muitas marcas sup\u00f5em, erroneamente, que precisam publicar seu conte\u00fado em qualquer lugar para maximizar seu alcance, mas colocar o conte\u00fado da sua marca em todas as redes sociais, sites de not\u00edcias e plataformas de v\u00eddeo pode n\u00e3o ser a melhor estrat\u00e9gia. Lembre-se: A sua estrat\u00e9gia de marketing de conte\u00fado deve definir sua estrat\u00e9gia de marketing de m\u00eddia social \u2013 e n\u00e3o o contr\u00e1rio \u2013, pois \u00e9 sempre melhor avaliar cada canal social em rela\u00e7\u00e3o a suas metas estrat\u00e9gicas e necessidades de p\u00fablico, antes de distribuir conte\u00fado.<\/p>\n

E quando voc\u00ea transformar essa avalia\u00e7\u00e3o em um plano pr\u00e1tico, todos em sua equipe saber\u00e3o onde, quando e o que devem postar em cada canal, al\u00e9m do que seus esfor\u00e7os devem alcan\u00e7ar.<\/p>\n

Escolhas do canal de m\u00eddia social<\/strong><\/h2>\n

A natureza de cada canal e as prefer\u00eancias de engajamento de sua comunidade principal ter\u00e1 um papel importante na decis\u00e3o sobre se seu conte\u00fado \u00e9 adequado.<\/p>\n

Por exemplo, seu p\u00fablico pode estar aberto para se conectar \u00e0 sua marca em um bate-papo do Twitter, mas prefere reservar o Snapchat para conversas com amigos pessoais.<\/p>\n

O conte\u00fado de formato longo pode funcionar bem no LinkedIn, enquanto memes e fotos com legendas nessas plataformas seriam inadequadas.<\/p>\n

Responder as seguintes perguntas ajudar\u00e1 voc\u00ea a decidir se um canal \u00e9 um bom e pode fornecer algumas dicas sobre como posicionar seu conte\u00fado para o p\u00fablico interagir:<\/p>\n

    \n
  • Quem usa esse canal e para que eles est\u00e3o usando?<\/li>\n
  • \u00c9 um canal importante para as nossas personas?<\/li>\n
  • Que tipo de conversas ocorrem neste canal?<\/li>\n
  • Isso nos ajudar\u00e1 a alcan\u00e7ar nossos objetivos?<\/li>\n
  • Por que faz sentido para o nosso neg\u00f3cio usar esse canal?<\/li>\n
  • Quais objetivos vamos conseguir por meio de nossas a\u00e7\u00f5es nesse canal?<\/li>\n
  • Isso se encaixa em nosso perfil de conte\u00fado?<\/li>\n
  • O nosso conte\u00fado ser\u00e1 considerado \u00fanico e valioso ou a comunidade o considerar\u00e1 intrusivo ou irrelevante?<\/li>\n
  • Nossos concorrentes estabeleceram uma forte presen\u00e7a ou h\u00e1 uma chance de aplicar nosso conte\u00fado com chances de termos a aten\u00e7\u00e3o neste canal pelos seus usu\u00e1rios?<\/li>\n
  • Quais resultados queremos alcan\u00e7ar?<\/li>\n
  • O que devemos pedir aos f\u00e3s e seguidores para fazer depois de se envolver com o nosso conte\u00fado? Compartilhar? Comentar?<\/li>\n
  • Visitar o nosso site? Inscrever em nossa newsletter?<\/li>\n
  • Essa \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o que essa comunidade provavelmente far\u00e1?<\/li>\n
  • Quais tipos de conte\u00fado funcionar\u00e3o melhor nessa plataforma?<\/li>\n
  • Nossos t\u00f3picos s\u00e3o relevantes para esse p\u00fablico?<\/li>\n
  • J\u00e1 criamos conte\u00fado suficiente nos formatos apropriados para nos comunicarmos de forma consistente?<\/li>\n
  • Qual \u00e9 o tom e a voz certa para essa plataforma?<\/li>\n
  • Uma abordagem amig\u00e1vel e divertida funcionaria melhor ou o p\u00fablico esperaria um comportamento mais s\u00e9rio e profissional?<\/li>\n
  • O estilo de conversa corresponde \u00e0 voz e aos valores da nossa marca?<\/li>\n
  • Qual \u00e9 a frequ\u00eancia de postagem ideal?<\/li>\n
  • Devemos publicar uma vez por semana? M\u00faltiplas vezes por dia?<\/li>\n
  • Que dias e hor\u00e1rios do dia funcionam melhor?<\/li>\n
  • Temos a capacidade de sustentar nossos esfor\u00e7os em longo prazo?<\/li>\n<\/ul>\n

    Se as suas respostas n\u00e3o revelarem uma oportunidade atraente de participar desse canal ou se o ambiente da plataforma n\u00e3o for adequado \u00e0 vis\u00e3o e \u00e0 miss\u00e3o de conte\u00fado da sua marca, talvez seja melhor recuar e usar canais mais promissores.<\/p>\n

    Considera\u00e7\u00f5es adicionais<\/strong><\/h2>\n

    O objetivo principal da distribui\u00e7\u00e3o de conte\u00fado \u00e9 criar uma conex\u00e3o confi\u00e1vel com seu p\u00fablico.<\/p>\n

    Embora os objetivos de sua empresa sejam importantes, voc\u00ea tamb\u00e9m precisa encontrar o tom certo, pontos de discuss\u00e3o relevantes e um ponto de vista atraente para engajar seus consumidores-alvo naquilo que voc\u00ea tem a dizer.<\/p>\n

    Prefer\u00eancias de consumo e tend\u00eancias de p\u00fablico<\/strong><\/h2>\n

    H\u00e1 eventos do setor, inova\u00e7\u00f5es na m\u00eddia ou comportamentos do consumidor nos quais sua distribui\u00e7\u00e3o de conte\u00fado pode capitalizar (por exemplo, h\u00e1bitos de consumo de v\u00eddeos ao vivo, recursos espec\u00edficos do dispositivo como memojis, memes populares que capturam a aten\u00e7\u00e3o)?<\/p>\n

    Como isso pode afetar o tom \/ velocidade que voc\u00ea deve adotar para distribui\u00e7\u00e3o? H\u00e1 controv\u00e9rsias ou mudan\u00e7as de algoritmos que possam causar um \u201creconsiderar\u201d seu valor para sua marca?<\/p>\n

    Eventos atuais<\/strong><\/h2>\n

    \u00c0 medida que os trending topics surgem no centro das aten\u00e7\u00f5es, eles podem apresentar diversas oportunidades de distribui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

    Por exemplo, t\u00f3picos relacionados \u00e0 cultura \u2013 como diversidade, ra\u00e7a e igualdade de g\u00eanero \u2013 est\u00e3o na vanguarda da m\u00eddia norte-americana neste momento.<\/p>\n

    Recursos da equipe<\/strong><\/h2>\n

    O ideal \u00e9 ter uma ag\u00eancia de marketing digital no apoio \u00e0 gera\u00e7\u00e3o de conte\u00fado, contribui para uma melhor efici\u00eancia de produtividade, pois possui profissionais especializados e trabalham conte\u00fado relevante, al\u00e9m de entregar o plano de conte\u00fado 100% pronto.<\/p>\n

    Construa seu plano<\/strong><\/h2>\n

    O seu plano dever\u00e1 ter as seguintes informa\u00e7\u00f5es:<\/p>\n

      \n
    • Quem vamos alcan\u00e7ar: A pessoa mais ativa \/ envolvida neste canal.<\/li>\n
    • Meta \/ benef\u00edcios: O que este canal ajudar\u00e1 a realizar; quaisquer oportunidades \u00fanicas que n\u00e3o podem ser alcan\u00e7adas em outro lugar.<\/li>\n
    • T\u00f3picos em destaque: \u00c1reas de assunto \/ conversas com probabilidade de entrar em resson\u00e2ncia com essa comunidade.<\/li>\n
    • Velocidade: Com que frequ\u00eancia e a hora do dia dever\u00e1 ser postado neste canal; quanto tempo a ser gasto para monitorar e contribuir para outras conversas relevantes.<\/li>\n
    • Formatos: Tipos de conte\u00fado para compartilhar; formatos que poderiam oferecer uma vantagem competitiva neste espa\u00e7o.<\/li>\n
    • Tom e regras de engajamento: Estilo de conversa e voz que funcionam melhor; crit\u00e9rios especiais ou considera\u00e7\u00f5es a seguir (por exemplo, \u201c140 caracteres ou menos\u201d, \u201cevitar que os v\u00eddeos sejam reproduzidos automaticamente\u201d, \u201cenfatizar os recursos visuais sobre o texto\u201d).<\/li>\n
    • Recursos da equipe: Ag\u00eancia respons\u00e1vel pela produ\u00e7\u00e3o do conte\u00fado.<\/li>\n
    • Apelo \u00e0 a\u00e7\u00e3o: Media de propriedade \/ ponto de convers\u00e3o para direcionar tr\u00e1fego.<\/li>\n
    • Principais indicadores de desempenho: M\u00e9tricas para avaliar o desempenho do conte\u00fado em rela\u00e7\u00e3o a metas.<\/li>\n
    • Nota do editor: Embora o CMI tenha sido usado como refer\u00eancia para esse modelo, os dados de amostra mostrados aqui n\u00e3o representam nosso plano de canais.<\/li>\n<\/ul>\n

      Voc\u00ea tamb\u00e9m pode considerar incluir os seguintes dados:<\/p>\n

      Segmente palavras-chave \/ hashtags: uma lista das palavras-chave que voc\u00ea provavelmente segmentar\u00e1 o tornar\u00e1 mais eficiente em inclu\u00ed-las no conte\u00fado postado por voc\u00ea.<\/p>\n

      Parceiros de distribui\u00e7\u00e3o em potencial: Quaisquer influenciadores, especialistas do setor ou conex\u00f5es de rede que voc\u00ea possa ter \u00e0 sua disposi\u00e7\u00e3o e que possam ajudar a gerenciar e amplificar seu alcance no canal.<\/p>\n

      Oportunidades de promo\u00e7\u00e3o: Ferramentas, campanhas pagas e outras oportunidades que voc\u00ea pode aproveitar para dar suporte ao conte\u00fado postado.<\/p>\n

      Conclus\u00e3o<\/strong><\/h2>\n

      N\u00e3o importa o quanto \u00e0 empresa pretenda ampliar seu alcance, a distribui\u00e7\u00e3o de marketing de conte\u00fado bem-sucedida geralmente se resume a ter uma abordagem estrat\u00e9gica, sistem\u00e1tica e escalon\u00e1vel.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

      Aprenda como fazer um Plano de Marketing para M\u00eddia Social de forma simples e eficaz Hoje em dia, ter audi\u00eancia e manter…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":5112,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":"","wds_primary_category":0},"categories":[38],"tags":[39,48,40],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5003"}],"collection":[{"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5003"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5003\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":7777,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5003\/revisions\/7777"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/5112"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5003"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5003"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agenciadecriacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5003"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}